As preocupações de intervenção social, bem patentes no objetivo que orientou a criação desta IPSS - disponibilizar uma resposta concertada às problemáticas familiares - aliam-se, desde a sua génese, a um trabalho em parceria com as diversas instituições e entidades locais e nacionais.
A experiência no serviço de atendimento diário do GAF e a análise das necessidades sociais do Distrito foram permitindo a constatação de graves carências ao nível das desigualdades sociais em vários segmentos da população. No intuito de responder a estas carências, o GAF foi estruturando a sua intervenção por forma a proporcionar respostas aos problemas associados e geradores de exclusão social (como toxicodependência e/ou alcoolismo, seropositividade, delinquência, ex-reclusão, sem abrigo, imigração, desemprego e/ou emprego precário, carência sócio-económica, disfuncionalidade familiar e/ou rutura sócio-familiar, violência doméstica, crianças em risco, entre outros).
O GAF adota, assim, uma estratégia de intervenção multidisciplinar, individualizada e multidimensional, pautando a sua ação/intervenção de modo a contribuir para a [re]inserção social e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de grupos socialmente e/ou economicamente desfavorecidos, numa tentativa de contrariar e minimizar o impacto de fatores geradores de exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades. Disponibiliza, por isso, essencialmente serviços gratuitos (desde o atendimento/acompanhamento ao acolhimento institucional), uma vez que os indivíduos/famílias acompanhados se encontram em situação de extrema carência económica.
A aposta do GAF tem sido focalizada na qualificação técnica e na adoção de metodologias de intervenção mais rigorosas, controladas e intencionalizadas. Pela acção concertada de distintas modalidades de intervenção, o GAF procura criar condições para a realização de um balanço pessoal e familiar conducente à co-construção de projectos de vida baseados em premissas diferenciadas. Procura-se, assim, uma definição de novos objectivos de vida (realistas, exequíveis, concretos e delimitados no tempo), promovendo uma atitude crítica, a auto-estima e o sentido de competência pessoal, o empowerment, o reconhecimento e desenvolvimento de competências pessoais, relacionais e profissionais, evidenciando as forças e competências individuais e familiares.
Tem como população-alvo famílias/indivíduos em situação de carência económica, proporcionando serviços técnicos (consulta psicológica, apoio social e jurídico) e assegurando, sempre que necessário, a distribuição de géneros alimentares, roupas e mobiliário.
[Continuar a ler]Com capacidade para 12 utentes em regime de alojamento e 18 em regime diurno, destina-se essencialmente a população sem-abrigo e proporciona serviços de alojamento e refeição para além de um conjunto de actividades enquadradas em diferentes modalidades de intervenção.
[Continuar a ler]Destinada a mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, constitui uma resposta de acolhimento temporário para situações de risco e garante as condições básicas de vida às pessoas acolhidas (alojamento, refeição, higiene, saúde) num ambiente de tranquilidade e segurança, favorável à co-construção de novos projetos de vida.
[Continuar a ler]Destina-se a pessoas vítimas de violência doméstica e disponibiliza acompanhamento social, jurídico e consulta psicológica, assegurando ainda, sempre que necessário, a distribuição de géneros alimentares, roupas e mobiliário.
[Continuar a ler]Serviço diferenciado que procura complementar a intervenção dos serviços existentes de apoio à família, através de uma intervenção (multi)sistémica, intensiva e desenvolvida em contextos reais que visa a promoção do fortalecimento das famílias e a prevenção de problemas de adaptação física, psicológica e social das crianças e jovens.
[Continuar a ler]Proporciona serviços de consulta psicológica, apoio social e jurídico e apoio logístico em situações específicas a pessoas/famílias infetadas, afetadas e/ou preocupadas com a problemática do VIH/SIDA.
[Continuar a ler]A sua intervenção visa apoiar e promover o desenvolvimento positivo de indivíduos e/ou famílias em cuja trajetória de vida se identificam comportamentos aditivos (em período de abstinência ou não) ou que se encontrem em situação de risco para o uso/abuso de substâncias.
[Continuar a ler]Duração: até Maio 2023
Tem como população-alvo famílias/indivíduos beneficiários da medida de Rendimento Social de Inserção, promovendo um acompanhamento sistemático e multidisciplinar junto dos mesmos.
[Continuar a ler]