03-02-2023 10:03
Sabia Que… … o Hygge (pronuncia-se huga) se apresenta como o segredo para apreciar os bons prazeres da vida?
É uma palavra dinamarquesa e norueguesa, que tal como a palavra portuguesa «saudade», não tem tradução. Podemos procurar traduzi-la como uma espécie de aconchego, mas quem estuda e ensina o conceito, diz que é muito mais do que isso. Sendo bem aplicado – insistem os especialistas – é mesmo uma filosofia de boa vida (e não será isso o que todos nós queremos?). Os exemplos de Hygge são simples: beber um chocolate quente em frente à lareira. Mas pode também ser uma reunião de amigos, um jantar à luz das velas, ou, tempo para ler um bom livro – procurarmos ser amáveis connosco e com os outros.
Os especialistas do tema são unânimes em afirmar que o Hygge, é algo para ser sentido. É todo um apelo aos sentidos.
Paladar – O sabor a Hygge é quase sempre, um sabor familiar e reconfortante. Se quiser preparar uma chávena de chá mais Hygge, basta juntar-lhe mel.
Audição – Saiba que não existe som mais Hygge do que o da lenha a crepitar na lareira, mas há outros. Efetivamente, está mais relacionado com a ausência de som. Aquele silêncio que nos permite até, ouvir o vento ou o pingar da chuva.
Olfato – Já sentiu algum odor que o levou a viajar nas suas memórias, até um tempo e lugar onde se sentia seguro? O aroma a Hygge é esse – aquele que nos deixa descansados – aquele que nos faz lembrar um lugar ou estado espírito em que nos sentíamos totalmente seguros.
Tato – Imagine-se a tocar com os seus dedos numa superfície quente ou aconchegante e artesanal – tudo isso é Hygge. Tudo o que é feito pela mão humana. Tocar essas peças/objetos, permite alcançar uma sensação de aconchego que se torna verdadeiramente reconfortante.
Visão – O Hygge depende muito da luz, mas é preciso ter em atenção que a luz a mais não é Hygge. No verão, é Hygge o final do dia à beira mar; no inverno é ver a chuva a cair.
Os especialistas ressalvam que o Hygge não é algo que se possa comprar, é preciso investir tempo nas mudanças de estilo de vida, de forma a viver-se de forma mais aconchegante. Hygge é valorizar as coisas simples e descomplicar a vida. É encontrarmos o nosso lugar de bem estar e sermos felizes. É trazermos essa felicidade para todos os momentos do dia a dia, encararmos a vida de forma mais leve e simples, ainda que o nosso dia esteja a ser difícil. Encararmos as atribulações da vida de forma mais positiva, com uma atmosfera menos defensiva e mais recetiva.
Este é o poder do Hygge. E esse poder, está dentro de cada um de nós.
Fontes:
• Wiking, Meik «O Livro do Hygge», Editora In, 2017
• Wikipédia - Hygge