24-05-2024 18:43
Sabia que o GAF promove há mais de 10 anos um sarau de dança?
O Sarau de dança solidário, para além de uma iniciativa de divulgação e sensibilização é um momento por excelência de aproximação de entidades e pessoas. É através do Sarau que se unem ao GAF as Escolas de dança e os seus públicos numa ação conjunta.
E sabia que a dança pode ajudar a alcançar a sua Saúde Física e Mental?
"Nos dias de hoje, a Dança é praticada por muitos, em grupos ou individualmente. O ser humano possui múltiplas habilidades físicas e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. Através da mesma desenvolvem-se simultaneamente aspetos motores, emocionais, artísticos, cognitivos e sociais (...). Face ao panorama atual da ciência, o tema da dança têm sido alvo de vários estudos científicos que têm confirmado que a mesma pode ser uma excelente alternativa para o desenvolvimento das capacidades no individuo, não só como recurso terapêutico como também recurso preventivo (...). Para além do efeito terapêutico e preventivo a dança também tem sido utilizada em vários estudos científicos como fator de inclusão social."
Ao praticar qualquer atividade física, o cérebro liberta uma substância chamada serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de alívio, relaxamento e bem-estar. Ao haver libertação de serotonina verificam-se ainda alterações no humor e na qualidade do sono.
Dançar duas vezes por semana pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, uma substância também conhecida por hormona do stress. Para quem anda frequentemente tenso e stressado, a dança pode ser muito benéfica para que se sinta mais relaxado e feliz.
As aulas de dança proporcionam momentos de diversão e convívio, pelo que a prática de dança em grupo tem ainda mais vantagens.
A dança tem potencial de promover um aumento da qualidade de vida e da saúde psicológica. Muitos praticantes apresentam ao longo do tempo menores sintomas depressivos e maior vitalidade. Esta atividade promove também o desenvolvimento da atenção, raciocínio e memória.
A dança melhora as relações interpessoais, e é uma excelente forma de superar a solidão e a timidez, estabelecendo novas relações, reduzindo o stress, favorecendo o relaxamento, libertando tensões, a ansiedade e depressão. Ajuda a expressar emoções e a canalizar a adrenalina. Promove ainda a auto-confiança e a clareza de pensamento.
Para além de todos os benefícios físicos ou psicológicos, o melhor da dança é a boa disposição. É praticamente impossível dançar sem sorrir. Quando dança, a mente e o corpo concentram-se unicamente nesta divertida actividade física. A pessoa consegue, ainda que por momentos, libertar-se de todos os problemas e focar-se apenas na diversão.
Fontes:
• Os benefícios da dança para a saúde mental - Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt/.../os-beneficios-da-danca...)
• Benefícios da Dança (...] - Ângela Margarida de Sousa - https://iconline.ipleiria.pt - Politécnico de Leiria (https://iconline.ipleiria.pt/.../Tese%20_Angela%20Sousa.pdf)