Ao longo deste ano vamos dedicar esta rubrica a questões relacionadas com o trabalho e o emprego nas suas diferentes dimensões. Serão abordados temas como a transformação do mercado de trabalho atual, a importância da formação e do desenvolvimento de competências, cultura organizacional, direitos e deveres, trabalho inclusivo, entre muitos outros que, de uma forma ou de outra, vão de encontro àquele que é o trabalho diário dos serviços do GAF. 'O valor da diferença' remete-nos para uma cultura de inclusão e de igualdade de oportunidades, ao mesmo tempo que alerta para a importância da inovação, da valorização de boas práticas e da capacidade de adaptação a novas realidades e públicos.
Por hoje deixamos-vos uma reflexão acerca da etimologia da palavra trabalho e significado deste conceito.
Sabia que... A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus - uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados? Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare, cujo primeiro significado era "torturar" .Os gregos e os romanos diferenciavam o trabalho criativo (Artes liberais dos artistas e elites) do trabalho braçal ou penoso (Artes mecânicas dos escravos). Nesse sentido insere-se também a antiga tradição bíblica do trabalho como castigo, ao condenar o homem comum expulso do paraíso (Adão) à labuta para ganhar o pão de cada dia ("tu comerás o teu pão, no suor do teu rosto").
Antecedendo a inusitada ideia de Aristóteles, o filósofo grego Hesíodo, defendia que: a luta e a conquista deveriam fundar-se na justiça e no trabalho. O trabalho agradava aos deuses (criava recursos e consideração social), fazia os homens independentes e afamados. A alma, ao desejar riquezas, nos impulsiona ao trabalho. Daí até o conceito moderno de trabalho - como um processo que tem como objetivo lucrar produzindo algo ou vendendo-o, vai um longo caminho.
Nas conceções mais complexas do trabalho, o seu conteúdo material é parte de um processo social maior, de uma história que contrapõe os homens e os seus interesses e lhes condiciona o fazer - de uns e outros - de modo bastante diferenciado. O trabalho de "um Aristóteles" pensando sobre o trabalho, a virtude, a riqueza, pesquisando e ensinando, tem muito pouco a ver com o de um agricultor de sua época. Assim como, para que e para quem os homens trabalham, se eles são obrigados a trabalhar para outros ou se eles o fazem livremente, se trabalham em troca de algo específico ou de uma cota, parte da riqueza geral criada (como ocorre nas sociedades mercantis onde todos produzem para o mercado), irá variar no tempo e no espaço.
Uma definição mais complexa do trabalho é dada por aqueles que acreditam (como Karl Marx e Friedrich Engels, principalmente) que este é um elemento definidor do próprio ser do homem ou sua dimensão ontológica. Ontologicamente falando, o trabalho seria definidor do ser uma vez que gera as condições reais de sua possibilidade de existência.
Hoje, já passados os tempos chamados da modernidade, coincidentes com o surgimento do modo de produção capitalista, do trabalho assalariado, da democracia burguesa, do individualismo, do emprego, que nos fizeram acostumar com uma certa compreensão do que fosse o trabalho e o seu/nosso mundo, muitas são as transformações que atingem a ambos!