17-09-2021 15:08
Sabia que não existe inveja boa! Na melhor das hipóteses poderíamos dizer cobiça boa… Isto porquê? No sentimento da inveja está subjacente o ódio. Ao invés da cobiça que pressupõe o desejo por algo, embora de forma desmedida.
Se não, vejamos o que nos diz o dicionário INVEJA 1. Desgosto pelo bem alheio. 2. Desejo de possuir o que outro tem, acompanhado de ódio pelo possuidor. E a COBIÇA 1. Desejo imoderado e inconfessável de possuir algo que, geralmente, pertence a outrem. 2. Desejo de possuir bens ou honras. = AMBIÇÃO.
Talvez a melhor reflexão seja a de S. João Aquiles quando sintetiza a inveja como “a tristeza pela felicidade alheia''.
O tema da inveja é tratado desde a antiguidade por filósofos e religiões. Todos são unânimes que este sentimento é corrosivo para quem o sente. Considerado fator de “cegueira” e consequentemente causador de castração no desenvolvimento pessoal, porque as nossas energias ficam concentradas no outro e não no nosso desenvolvimento.
Curiosamente o invejado é sempre alguém próximo e alguém vivo. Somos invejados, mas nunca nos sentimos invejosos. Sendo considerado o grande defeito escondido da humanidade, facto que torna difícil o autoconhecimento deste distúrbio. Refletir quando e por quem sentimos este sentimento, pode ser o primeiro passo para a mudança e se necessário procurar ajuda.
A inveja não é só uma questão de semântica!
Fontes:
INVEJA: por que a felicidade alheia incomoda? | Leandro Karnal | https://youtu.be/z4_ccMgUsGM
O pecado envergonhado: a inveja | Leandro Karnal https://youtu.be/eGBSgFcf1gY
Infopédia https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/inveja
Priveram https://dicionario.priberam.org/inveja
Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja