26-10-2016 10:25

Nos dias 20 e 21 de outubro decorreu o XVIII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal / Galiza, subordinado ao tema Ser Jovem, Ser trabalhado: Incertezas, Desafios, Respostas no Centro de Congressos do Castelo Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
O Gabinete de Atendimento à Família foi convidado a participar no painel “Ser jovem, ser trabalhador: desafiantes incertezas: a ação local no local de ação”, dando o seu contributo ao nível da intervenção que realiza no âmbito da educação, formação e emprego de jovens.
Em representação, Filipa Viana, técnica do projeto CLDS 3G Viana Consigo coordenado pelo GAF, apresentou os desafios do processo de transição para o mercado de trabalho sob o olhar dos diferentes intervenientes (jovens, entidades empregadoras, instituições de educação/formação) e as sinergias e práticas desenvolvidas na promoção da inserção profissional de jovens. Em tom de conclusão, sublinhou a importância de não se circunscrever a ação de todos os atores sociais ao flagelo do desemprego jovem num processo de desresponsabilização social e de culpabilização da vítima.