Sabia que um cientista vanguardista português, do final do séc. XIX, estava à frente do seu tempo um século e não ficou registado nos compêndios da história? Manuel António Gomes, conhecido pela alcunha de Himalaya devido à sua altura, nasceu a 9 de dezembro de 1868, foi um cientista português que defendeu o aproveitamento da luz do sol. Criando e aperfeiçoando um aparelho solar ao qual lhe deu o nome de Pirelióforo, capaz de atingir a incrível temperatura de 3800°C apenas com os raios solares, invenção premiada com medalha de ouro na Exposição Universal de St. Louis (E.U.A.) de 1904. Para muitos investigadores é visto como um dos precursores da Energia Solar, mas não só! Este visionário estava à frente do seu tempo! Planeou a arborização do território nacional com espécies autóctones, projetou um plano de irrigação entre o Norte e o Sul. Dedicou bastante tempo da sua vida ao desenvolvimento da agricultura, acreditando ser uma ferramenta de intervenção social. Viu nos oceanos, mais especificamente nas algas marinhas, um potencial imenso para fertilizar os solos, mas também como alimento para colmatar as carências nutritivas do planeta. Aliás, era vegetariano por consciência, porque entendia que a sustentabilidade do planeta, obriga ao abandono do consumo de proteína animal.
Padre de formação, acreditando na riqueza da pluralidade do pensamento, faziam parte do seu círculo social, Monárquicos, Republicanos e Maçons. Do ponto de vista teológico, era ecuménico convicto, vendo em todas as religiões mundiais o mesmo valor e o mesmo propósito. O seu espírito científico apelava à importância da metafísica ser estudada pela ciência e de ambas se respeitarem. Em termos económicos, defendia que o consumismo devia ser substituído por um sistema de Cooperativas Integrais, por tratar-se de um sistema mais justo e equilibrado.
Toda a sua vida foi uma busca pelo saber. Interessou-se por religião, ecologia, química, física, medicina, engenharia, economia e educação. Himalaya possuía uma visão holística, em que tudo faz parte de um todo e em que tudo se interliga.
Nasceu no Alto Minho, Cendufe, em Arcos de Valdevez. Fez os primeiros estudos na escola do Souto (uma aldeia próxima da sua terra natal) e cedo os professores constataram que não tinham mais para lhe ensinar. Filho de uma família humilde, sem recursos para o pôr a estudar, vê no seminário a porta de entrada para um saber mais exigente. Ingressou em 1881 no recém modernizado Seminário de Braga, pelo então Bispo Amorim Pessoa. Anos mais tarde passa a lecionar física, no Colégio da Formiga, passando pelo colégio dos Órfãos, em Coimbra. Antes de começar a viajar pelo território nacional, pela Europa e pelas Américas com intuitos científicos, o seu trabalho fê-lo ganhar diversos prémios. Foi “primeira página” nos jornais, dos vários países por onde viajou.
Possuía um caráter subversivo, inconformista e enigmático. Talvez por estar muito à frente no seu tempo, as suas ideias não tiveram discípulos e os seus estudos foram ficando esquecidos. Também os seus valores, não lhe permitiram tirar dividendos económicos das suas mais de trinta invenções. Acaba por morrer tristemente na miséria na Congregação da Caridade, a 21 de dezembro de 1933, em Viana do Castelo.
Himalaya ficou lamentavelmente esquecido dos compêndios da história! NOTA: Recentemente (maio 2021) abriu na sede de Concelho da sua terra natal o
CENTRO DE CRIATIVIDADE HIMALAYA, para tentar reabilitar a dimensão Científica e Humana, deste português ().
•
www.facebook.com/OficinasdeCriatividadeHimalaya •
www.instagram.com/oficinascriatividadehimalaya/ Fontes:
• A Conspiração solar do Padre Himalaya: esboço biográfico dum português da ecologia - Rodrigues, Jacinto - 1999 - ISBN 9729089442, 9789729089442
• Fernando Alves entrevista os historiadores Jacinto Rodrigues e Rosa Oliveira a propósito do livro “P. Himalaya - Antólogia com textos inéditos (ISBN 9789729136696)” - TSF - 8.5.2015 ♥
Ouvir áudio da entrevista:
https://www.tsf.pt/stream/audio/2015/05/noticias/08/padre.mp3 • O inventor de Arcos de Valdevez - National Geographic.
https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/2566-o-inventor-de-arcos-de-valdevez • Oficinas de Criatividade Himalaya - CMAV
https://www.facebook.com/OficinasdeCriatividadeHimalaya • À Porta da História - RTP
https://www.rtp.pt/play/p2097/e217330/a-porta-da-historia • O Padre Himalaia, sacerdote e inventor - RTP
https://ensina.rtp.pt/artigo/o-padre-himalaia-sacerdote-e-inventor • A formidável história do padre Himalaya - TSF
https://www.tsf.pt/portugal/a-formidavel-historia-do-padre-himalaya-4557812.html • Conferência Pavilhão do Conhecimento - As invenções solares do Padre Himalaya recordadas 100 anos depois - Jornal Público
https://www.publico.pt/2004/05/29/ciencia/noticia/as-invencoes-solares-do-padre-himalaya-recordadas-100-anos-depois-1195097 • Pirelióforo: em 1904 um padre português maravilhou a América com a energia solar - Vortex Magazine.
https://www.vortexmag.net/pirelioforo-em-1904-um-padre-portugues-maravilhou-a-america-com-a-energia-solar/ Fotografia: Caderno de Artista, produzido com papel das
Oficinas GAF Alusivo ao 150º aniversário do seu nascimento.
Partilhado no
facebook/gabineteatendimentofamilia