Sabia que quando está apaixonado(a) neuroquimicamente o cérebro reage?
Sabia que quando está apaixonado(a) neuroquimicamente, o cérebro reage à ação com a mudança de alguns neurotransmissores e ocorre o aumento da dopamina, assim como o crescimento dos níveis de endorfina e de oxitocina, a hormona do amor, o que provoca a sensação de apego, bem-estar e segurança.
Na sequência dessas alterações hormonais aumentam os batimentos cardíacos e a pressão arterial, a temperatura corporal aumenta e sintomas como a falta de apetite, insónia surgem a par da sensação de bem-estar e prazer.
Segundo os neurocientistas, a paixão pode durar de 12 a 24 meses, no máximo. Após esse período de paixão as relações tendem a estabilizar e a dar lugar a um sentimento de maior companheirismo caracterizado pelo retorno aos níveis basais das neuro-hormonas e neurotransmissores que estavam bombardeando o corpo de sensa20ções. A oxitocina surge para acalmar e criar laços de intimidade, agindo durante beijos, abraços e toques.
A paixão desmedida acontece mais na adolescência e no começo da fase adulta, podendo ser problemática e traumática quando não correspondida pois de igual modo provoca uma mudança bioquímica no organismo devido ao sentimento de rejeição o que pode influenciar em relações futuras.
No entanto vale a pena arriscar e sentir …