07-03-2025 11:40
De acordo com dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP,I.P.), no final do ano de 2023, o número de cidadãos estrangeiros inscritos, representava 18% do total do desemprego registado no continente. Este número tem vindo a sofrer um incremento significativo nos últimos anos, atingindo, em abril de 2024, o valor de 57 808 inscritos.
O Programa INTEGRAR, desenvolvido pelo IEFP, no ano de 2024 tem como objetivo facilitar o acolhimento e a integração de imigrantes, reduzindo as barreiras culturais na procura ativa de emprego e promovendo o desenvolvimento de competências sociais e profissionais. Através desta iniciativa, pretende-se melhorar a empregabilidade dos participantes e contribuir para o crescimento da economia, garantindo uma maior competitividade no mercado de trabalho.
Este programa destina-se a cidadãos de países terceiros inscritos no IEFP, incluindo desempregados, pessoas à procura do primeiro emprego e trabalhadores que desejam mudar de profissão ou obter formação adicional. Para apoiar este percurso, são desenvolvidas várias ações adaptadas às necessidades individuais de cada imigrante, tais como o diagnóstico e definição de um plano pessoal de emprego, sessões de informação sobre integração social e profissional, formação em Português Língua de Acolhimento (PLA) e cursos que facilitam a adaptação ao mercado de trabalho. Além disso, o programa proporciona o acesso a oportunidades de emprego e a medidas de apoio à contratação.
O programa surge em colaboração com uma rede de parceiros, incluindo associações sindicais e empresariais, entidades empregadoras, autarquias e organizações que representam as comunidades migrantes. Esta parceria estratégica permite criar mais oportunidades de formação e emprego, promovendo uma verdadeira inclusão no mercado de trabalho.
Regulamentado pela Portaria n.º 218/2024/1, de 23 de setembro
Saiba mais em [ www.iefp.pt/programa-integrar ]