Inicio>pt>Notícias>Sabia que hoje se comemora o Dia dos avós?

Sabia que hoje se comemora o Dia dos avós?

26-07-2019 09:04



No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

A Wikipedia acrescenta ainda: Em culturas tradicionais, os avós têm um importante papel na educação das crianças. Nas sociedades modernas, este papel até poderá ser menos frequente mas mantém-se a importância no núcleo familiar.

De que falamos quando falamos dos avós de hoje? Podem ser mais permissivos do que os pais – desde que não haja choques – mas são também mais ativos. Como refere Pedro Strecht, médico pedopsiquiatra... «Ajudam os pais; Reforçam o papel da família quando esta se rompe ou reconstrói com mais facilidade; Oferecem-se como modelos e contam histórias de vida diferentes; Gostam de fazer jogos engraçados; fazem programas que os pais não querem ou não podem fazer com os filhos; Preenchem o tempo livre e evitam a solidão ou o desamparo emocional; Têm paciência para ajudar a estudar, capacidade para levar a passear, e disponibilidade sincera para… ouvir". Porque, justifica o médico, "os avós querem e gostam de estar ativos na vida dos netos. Porque ter alguma idade não representa velhice ou inutilidade; pelo contrário, é habitualmente sinónimo de experiência, disponibilidade, sabedoria. Porque os netos gostam de estar com os avós e, quando lhes perguntamos para os definirem numa só palavra, escolhem maioritariamente uma muito simples: queridos".

Etiquetas: GAFSabia Que2019

Voltar à página de Notícias