Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>II Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza

II Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza

20-10-2010 16:39



Nos passados dias 6 e 7 de Outubro de 2010, decorreu em Lisboa, o II Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza, nas instalações do Instituto Português da Juventude, estando a organização do Fórum sob a responsabilidade da Rede Europeia Anti–Pobreza, Portugal.

O Fórum constituiu-se como um encontro de trabalho em que foram chamados ao debate e à participação activa pessoas em situação de pobreza, dirigentes / técnicos de entidades públicas / privadas com / sem fins lucrativos, representantes nacionais e núcleos distritais da Rede Europe Ant– Pobreza, agentes e decisores políticos e a sociedade civil. O evento contou com as presenças do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dr. Jorge Lacão, do Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, do Presidente da Rede Europeia Anti – Pobreza – Portugal, P. Jardim Moreira, do Dr. Edmundo Martinho, como representante do Ano Europeu de Combate de Pobreza e Exclusão Social e da Delegada Regional do IPJ, Dr.ª Heliana Vilela.

Os dois dias do encontro foram organizados à volta de grupos de reflexão acerca das estratégias e alternativas para fazer face às situações de pobreza. O "momento alto" do Fórum aconteceu no dia 7 de Outubro, com uma sessão de debate na Assembleia da República, em que os participantes tiveram oportunidade de questionar os decisores políticos acerca de estratégias do Governo no combate ao problema, de confrontar os mesmos com histórias de vida, contadas na 1ª pessoa, que as colocaram em condições precárias, bem como acerca dos constrangimentos que sentem no acesso aos serviços de apoio social.

Neste encontro, um dos utentes da Comunidade de Inserção do GAF foi o representante distrital do Órgão Consultivo de Pessoas em Situação de Pobreza, tendo outros três senhores integrados nesta estrutura participado activamente nas iniciativas do Fórum. A percepção dos participantes da Comunidade de Inserção do GAF acerca do encontro foi positiva, reconhecendo a necessidade de mais iniciativas semelhantes, em que possam partilhar experiências e que possam assistir ao testemunho de pessoas que foram conseguindo ultrapassar com sucesso tais vicissitudes.

Voltar à página de Notícias