17-12-2025 13:00

No passado dia 12 de dezembro 2025, o GAF - Gabinete de Atendimento à Família esteve presente no Auditório M, em Lisboa, na reunião de parceiros no âmbito dos 10 anos de Trabalho em Rede. É na qualidade de membro desde a fundação da Rede de Rastreio (www.redederastreio.pt) que o GAF tem vindo, no distrito de Viana do Castelo, a contribuir para a diminuição do diagnóstico tardio, problema que atinge a Europa e Portugal, em particular. Muito ainda há a fazer, e o compromisso de trabalho em rede foi reforçado nesta reunião, com mais alguns desafios para o futuro próximo.
Assim, é de destacar que o Relatório “Infeção por VIH em Portugal – 2025 revela que, em 2024, 86,8% dos rastreios nacionais de VIH ocorreram em contexto comunitário, ficando consolidado o papel central da Comunidade no rastreio do VIH, reforçando a tendência já observada em 2023.
É com toda a honra que o GAF integra a Rede de Rastreio e mantém esta parceria, porque de outra forma não seria possível nesta área geográfica, devido à escassez ou inexistência de fontes de financiamento.