28-07-2025 00:01
Hoje, 28 julho, sinaliza-se o Dia Mundial da Hepatite e o CAPS VIH/SIDA do GAF - Gabinete de Atendimento à Família junta-se à World Hepatitis Allience (www.worldhepatitisday.org) com o intuito de contribuir para o quebrar das barreiras que nos impedem de ter um mundo livre desta doença. A hepatite é uma inflamação do fígado, mais comummente causada por uma infeção viral. Existem cinco vírus principais da hepatite, chamados de tipos A, B, C, D e E. Os cinco tipos requerem preocupação devido às doenças e mortes que causam, podendo originar surtos e disseminação de epidemias.
Conheça os fatos.
· A hepatite é o vírus mais mortal do mundo, depois da COVID-19.
· Há mais de 2 milhões de novos casos de hepatite todos os anos.28
· Mais de 300 milhões de pessoas vivem com hepatite.
· A hepatite é a principal causa de cancro do fígado.
· Temos tudo o que precisamos para eliminar a hepatite até 2030, mas o mundo está regredindo.
Temos testes rápidos e precisos, tratamentos eficazes e acessíveis, e uma vacina testada que pode evitar que 95% dos recém-nascidos contraiam hepatite B.
O que falta?
· Que todos tenham o conhecimento e a compreensão necessários para fazer escolhas informadas sobre testes, tratamento e vacinação contra hepatite.
· Que os governos forneçam os recursos necessários para garantir a melhoria das condições de vida das comunidades afetadas.
· Acabar com o estigma das pessoas que vivem com hepatite, garantindo que ninguém seja deixado para trás.
· Que todos vejam que a eliminação da hepatite como alcançável – se todos trabalharmos juntos para que isso aconteça.