Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>COVID-19 - O que fazer em quarentena com crianças?

COVID-19 - O que fazer em quarentena com crianças?

07-04-2020 16:38



Durante o período de quarentena, é importante ter algumas cartas na manga para entreter as nossas crianças, esses seres de energia inesgotável com o condão de sugar a vitalidade de qualquer pai ou mãe! Assim, o GAF sugere algumas atividades para que a obrigação de estar em casa se torne uma oportunidade de estreitar laços e continuar a aprender.

1 – Manter uma agenda diária. Colocar os horários para o sono, alimentação, higiene e lazer. É importante que as crianças percebam que não estão de férias – para melhor explicarem a situação aos pequenotes, podem consultar o vídeo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (clique aqui) – e que há rotinas a manter e objetivos a cumprir.

2 – Incluir as crianças nas tarefas domésticas. Tarefas simples, de acordo com a idade da criança, tais como ajudar a colocar a mesa, enxugar a louça, varrer, limpar a mesa. É possível tornar as tarefas em brincadeiras! Proponha uma competição, por exemplo, quem acabar primeiro os seus deveres pode escolher a próxima brincadeira, ou o próximo filme, etc.

3 – Faça uso das maravilhas da Internet. Por exemplo, procure no YouTube canais que ensinem como fazer origamis, ou dobrar roupa, ou dançar. Há um mundo de possibilidades!

4 – Atividades manuais. Escrever, desenhar, pintar. Desafie os seus filhos. Eles são capazes.

5 – Ver fotos antigas. Revele-se às suas crianças. Mostre-lhes como era, o que fazia, como se divertia. Aproveite para lhes ensinar algumas brincadeiras antigas!

6 – Jogar o ‘Quem sou eu’. Sou um animal? Tenho quatro patas? Tenho asas? Escrevam num post-it o nome de uma personagem de desenhos animados ou um animal e colem na testa de outro jogador sem que este veja o que lá está escrito. Depois de todos terem um papel na testa, cada um deve fazer perguntas a outro jogador acerca da sua personagem até descobrir quem é.

7 – Faça alguns cozinhados com os seus filhos!

8 – Exercício em família. Há imensas aulas de yoga para crianças no Youtube que vão ajudar-vos a estar mais tranquilos numa fase onde a ansiedade se faz sentir. Podem também saltar à corda, subir e descer escadas, o importante é que se mantenham em movimento – até porque fazer desporto aumenta a imunidade. Sejam (cri)ativos!

9 – Jogo do coronavírus. É importante que se protejam e lavem as mãos com regularidade, mesmo em casa. Tornem essa uma atividade divertida, para que os miúdos alinhem mais facilmente. Pintem um “coronavírus” na parte de cima das mãos das crianças e desafiem-nos a apagar o desenho até ao final do dia, com água e sabão. Se à noite tiverem conseguido apagar o coronavírus, ganham 1 ponto. Se acumularem 20 pontos em 20 dias… ganham um prémio, a definir pelos pais!

10 – Continuar a aprender. A escola virtual (www.escolavirtual.pt/) disponibilizou todas as aulas online para que as crianças possam continuar a aprender. Seguem ainda os seguintes sites com propostas de jogos e atividades lúdicas:

1. Que Bicho Te Mordeu? é o site que morde a curiosidade das crianças para temas de direitos humanos, ambiente, cidadania, diversidade cultural e muito mais!

2.Colorir Online é um site onde as crianças podem passar horas a pintar desenhos de todos os temas possíveis e imaginários: dinossauros, piratas, animais, sereias… e muito mais!

3.Canal Panda Jogos é o site do Panda com os jogos mais divertidos para os fãs das séries que passam todos os dias no canal!

4. A Escola Virtual é uma plataforma de estudo para os alunos do século XXI. A cada ano letivo os alunos têm desafios mais exigentes e a Escola Virtual acompanha a sua evolução. Sigam o método disponível para a maioria das disciplinas do 1.º ao 12.º anos, temporariamente gratuitos para todos.

5. A Leya Educação disponibiliza oBanco de Recursos na Aula Digital gratuitamente a todos os professores e alunos, de forma a permitir que o ensino à distância esteja facilitado.

6. O Bichinho do Saber é um site com muitas explicações de todas as disciplinas e de todos os anos do ensino básico, além de testes para as crianças testarem os seus conhecimentos.

Voltar à página de Notícias