Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que o Entrudo é o resultado da endoculturação coletiva de outros ritos que tiveram início nas comunidades da pré-história?

Sabia que o Entrudo é o resultado da endoculturação coletiva de outros ritos que tiveram início nas comunidades da pré-história?

25-02-2022 16:38



Sabia que … O Entrudo é o resultado da endoculturação coletiva de outros ritos que tiveram início nas comunidades da pré-história.

Transversalmente, a sobrevivência dos povos da pré-história, com a sua economia recolectora, era fortemente dependente do ciclo do calor. Com o afastar do solstício de inverno e o aproximar do equinócio da primavera, os dias ficam progressivamente mais longos, luminosos e começa-se a sentir o despontar da natureza. Imaginando a importância que este momento tinha para as comunidades, era expectável a existência de festejos com rituais com fogo (forma de introduzir a morte e a ressurreição do espírito da vegetação).

Mais tarde também os Celtas mantiveram o fogo como ritual mágico. E pelo mês de fevereiro ocorreriam festejos para purgar o inverno e receber a entrada da estação do tempo quente.

Acredita-se que a utilização das máscaras estaria presente nestes cerimoniais, com a função de conferir poderes mágicos de interlocução dos humanos com as forças transcendentes.

Mais tarde em culturas mais complexas, já no período histórico, incorporam-se estes ritos nas suas celebrações mitológicas. Terá sido neste período que os festejos passaram a folguedos, proporcionando em certos momentos a hipótese de transgressão, tornando-se como que um momento de catarse, na dura e complexa estratificação social destas sociedades.

No período medieval, o clero inicia o processo de cristianização dos rituais pagãos, não tendo, contudo conseguido apagar o Carnaval do íntimo popular. Assim, a data acabou por ser assumida e incorporada como o momento que precede o tempo quaresmal. A institucionalização do Carnaval consolidou ainda mais os festejos um pouco por toda a parte. Enquanto momento de folia tornou-se um "escape” social à dura e obscura rigidez normativa imposta pelo clero.

Atualmente os festejos carnavalescos em território nacional dividem-se em dois grupos: os espontâneos e os organizados.

Os espontâneos, acontecem predominantemente em comunidades mais rurais, e com rituais com fortes reminiscências dos cultos ancestrais. Destacam-se: Bragança, com os Caretos; Viseu, com o Entrudo de Lazarim. Coimbra, com o Carnaval de Góis. e em Viana do Castelo, em Lindoso, o Enterro do Pai Velho.

Os organizados, são predominantemente urbanos, como os de Ovar, Mealhada, Torres vedra, Loulé e Funchal, dinamizados por coletividades. Estes além de possuírem características clássicas como a sátira e a crítica social, adquiriram uma roupagem tropical, fruto da “miscigenação” vinda das ex-colónias, num efeito de retorno cultural.

O Carnaval de hoje resulta da sobreposição de variadíssimos preceitos, adquiridos ao logo do tempo, num processo de endoculturação milenar.




Fotografia: Escultura essências do Entrudo, 2021 Materiais: Papéis artesanais produzidos nos ateliers, fio de linho e elementos vegetais. Trabalho inserido nos 25º Aniversario das OFICINAS by GAF.

Fontes:
• Mattoso, José - As Máscaras. O rosto da vida e da morte, 2021
• Tiza, António - A Magia das Máscaras Portuguesas, 2017
• Lima, José, Rituais do Entrudo – Carnaval/ O Enterro do pai Velho, Dança dos Carpinteiros e Mecadas, 2017
www.minhodigital.com/news/rituais-do-entrudo-carnaval (acedido 2022.02.15)
•Lima, José, Olhar o Entrudo: do Imbolc Celta ao Enterro do Pai Velho, 2018
www.minhodigital.com/news/olhar-o-entrudo-do-imbolc (acedido 2022.02.15)
• Jornal Opção - As origens do Carnaval e sua cristianização, 2020
www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/as-origens-do-carnaval-e-sua-cristianizacao-237460/ (acedido 2022.02.15)
• Progestur, Coleção "Rituais com Máscara"
http://www.progestur.net/pt/noticias/not046.html (acedido 2022.02.15)
•Infopedia, carnaval
www.infopedia.pt/apoio/artigos/$carnaval (acedido 2022.02.15)





Partilhado em facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias