Versão Electrónica



Janeiro ´05 Volume 9 numero 1

Editorial

Celebrar 10 anos de existência é mais do que a soma de um conjunto de meses e de dias. É sobretudo recordar um percurso feito de sonhos e projectos. São anos recheados de experiências e de significados. São recordações e pedaços de vida que configuram uma história e uma cultura institucional. Foi isto que pretendemos celebrar com esta efeméride. Quizemos fazer justiça, em forma de agradecimento, a todos aqueles que deram o seu melhor em prol desta Instituição. Celebrar um aniversário é recordar. Recordar aqueles que estão e aqueles que já passaram; mas é também projectar o futuro e abrir-se à novidade.

Uma década é já um período significativo duma história. Olhando para trás, como quem desfolha um álbum de recordações feitas vida, chegamos orgulhosamente à conclusão que valeu a pena. Valeu a pena o trajecto percorrido e justifica-se o desejo de continuar a trilhá-lo. Para além da realização pessoal, da inclusão promovida, da cidadania feita realidade, dos projectos de vida, e dos significados que o GAF ajudou a construir, é gratificante constatar que ajudamos sobretudo a construir comunidade. Mais do que uma Instituição, tentamos ser espaço onde se faz a experiência da comunidade.
Mais do que números, do que estatísticas, aquilo que mais importa são os rostos, os sorrisos, as lágrimas, os olhos a transbordar de esperança que continuarão gravados por muitas mais décadas na nossa memória.

Aos nossos utentes, que têm sido a nossa bússola nesta década de caminhada, o nosso obrigado. Estamos-lhe gratos por terem desafiado a nossa juventude irreverente e a nossa vontade de mudar o mundo. Eles são hoje o alvo da nossa gratidão, porque eles foram e continuam a ser os grandes responsáveis pelo crescimento desta corrente de solidariedade. As suas necessidades e os seus anseios foram sempre interpelação às nossas capacidades e desafio à nossa cidadania criativa.

Se celebrar um aniversário é recordar, ele é também um exercício de esperança e de abertura ao futuro. As dez actividades que realizámos ao longo

do ano de 2004 foram precisamente a expressão do nosso optimismo e da nossa vontade de continuar a percorrer os caminhos da solidariedade e da inclusão.




Neste número:

O GAF:
Uma presença profética do Carmelo
no mundo dos excluídos

Celebrámos os 30 anos do 25 de Abril. Após estes anos, dizia o Cardeal Patriarca de Lisboa na mensagem sobre o evento: "compete-nos a nós cristãos continuarmos a discernir sobre a especificidade da Igreja no Portugal democrático e a intuir o nosso contributo decisivo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna".
Esta efeméride "também é da Igreja", porque o 25 de Abril abriu possibilidades novas de repensar e reinventar o futuro, em liberdade, com os ingredientes fundantes da mensagem cristã, num serviço generoso e gratuito à causa da dignidade da pessoa humana, comprometendo-a na construção de uma sociedade nova no quadro institucional que garanta o progresso, a justiça, a harmonia e a paz.
O ex-presidente da República, Mário Soares, uma figura decisiva na revolução de Abril, reconhecia que uma das Instituições da sociedade civil que não tem esquecido, no seu actuar solidário com a causa dos mais desfavorecidos/excluídos sociais, os ideais de Abril foi, sem dúvida, a Igreja Portuguesa. O GAF enquadra-se integralmente nesta resposta social/profética sublinhada por Mário Soares corporizando e dando um contributo importante para a implementação dos ideais de Abril que, a nível da sociedade portuguesa na sua globalidade, temos ainda dificuldades em ver concretizados, adiando-se, na prática, a legitima igualdade de oportunidades proclamadas no discurso social explícito, em termos de maior qualidade de vida para todos os portugueses: mais saúde, mais educação, mais emprego e melhor distribuição dos recursos (PIB) por todos os portugueses, esbatendo-se progressivamente as diferenças sociais.
Quando, há precisamente 10 anos, fui contactado pelos Padres Quim e Zé, então impregnados com todo o dinamismo da missão que lhes foi confiada nesta parcela do Povo de Deus (Carmo de Viana do Castelo), para elaborar um breve esboço de a conceptualização de um projecto comunitário, como uma dádiva que a comunidade Carmelita do Carmo pretendia oferecer, no Ano Internacional da Família, às famílias mais desfavorecidas do Distrito de Viana, então, eu escrevia: "O GAF surge como resposta da comunidade do Carmo, visando garantir um apoio humano e espiritual à problemática da família, facilitando às famílias mais desfavorecidas do Distrito e Viana do Castelo um espaço para repensar, reformular, preparar, prevenir e reconstruir a família face os desafios que a pós-modernidade lhe vai colocando.
A partir daí, "a criatura" começou a configurar-se e a tomar forma, numa base segura, acarinhada pelos seus progenitores, porque aquela era muito frágil e dependente. Contudo, já então se sentia que "o recém nascido" tinha potencialidades para se desenvolver, porque a família de proveniência garantia apoios emocionais seguros e uma rede alargada de outros significativos da comunidade civil Vianense que lhe permitia explorar o mundo com confiança e credibilidade. Foram tempos de sonho que se iam tornando realidade. Foi crescendo a olhos vistos, tornando-se muito rapidamente autónomo, com recursos humanos especializados próprios contando com a simpatia da rede de apoio social das várias instituições significativas da sociedade civil com que foi celebrando protocolos, mas sem estar dependente dos mesmos.
Hoje, com 10 anos de existência, é já um "adolescente" robusto e precoce, mas continuando em expansão (espero que não de forma desmesurada, mas integrada!) com uma identidade "quase realizada", proporcionando respostas sociais qualificadas e inovadoras às várias problemáticas emergentes nas famílias mais desfavorecidas.
Partindo dos Princípios Gerais do GAF poderei afirmar, com toda a legitimidade, que o GAF é uma presença profética do Carmelo no mundo que Jesus sempre privilegiou como alvos preferencias da sua acção profética: devolver a dignidade de filhos de Deus a todos, especialmente aos mais desfavorecidos: "as actividades e iniciativas do GAF, tendo como ponto de partida os direitos fundamentais do homem e a sua dignidade inalienável e imprescritível, deverão reger-se pelo espírito do Evangelho, pelo Magistério e autoridade da Igreja Católica, e pela espiritualidade e orientação da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços" (nº5).

P. Carlos Gonçalves

.
10 Anos é muito Tempo

É para mim uma honra muito grande ser convidado a manifestar-me sobre o Gabinete de Atendimento à Família, pois leva-me a recordar a sua génese e o percurso de 8 anos que fiz nesta instituição. Naquele ano de 1994, proclamado Ano Internacional da Família, nunca imaginaríamos que estávamos a dar início a tão "elevada empresa" ao serviço da família e dos seus elementos mais débeis. Moveu-nos a "determinada determinação" de Teresa de Jesus a criar uma estrutura que se perpetuasse no tempo e que pudesse dar corpo ao desafio constante da actualização da mensagem do Evangelho.
O GAF apareceu na diocese e cidade de Viana do Castelo como uma instituição de solidariedade social inovadora, aberta a novos desafios, sem limitar demasiado os seus campos de intervenção. Perante problemáticas nova, reais e concretas ajustava as devidas respostas. Acompanhei e, com uma equipa de trabalho coesa, dei corpo à luta durante grande parte da sua adolescente história. Agora noutro local e com outras funções, recordo esse tempo como os anos mais intensos da minha vida de carmelita e sacerdote.
Ao comemorar o seu 10º aniversário, queria saudar afectuosamente o GAF na pessoa do seu actual director e de todos os que nele trabalham ou vivem. Os actuais dirigentes do GAF já se poderão perguntar: quantas famílias, quantas esposas e mães, quantos jovens, quantas crianças, quantas problemáticas, quantas aflições passaram por esta casa? E a resposta só pode ser esta: muitas.
O GAF fez um percurso arrojado mas sólido. Sempre cultivou a humilde, sabendo que não tem soluções mágicas para as múltiplas problemáticas familiares e sociais que lhe batem à porta, mas também nunca desiste facilmente e os seus dirigentes, voluntários e funcionários, sempre tentam inovar com a resposta mais adequada para as pessoas que o procuram. Atende, integra, encaminha, ensaia e estrutura novas respostas que vão de encontro aos desafios de uma sociedade em constante mudança, e que deixa sempre muitos à margem. O GAF aí está para os acolher.
Com dez anos de história, o GAF pode sonhar com um futuro sólido e promissor ao serviço da família. Todos os investimentos nesta célula base da igreja e da sociedade são passos firmes no sentido de uma maior unidade e coesão sociais. Que nunca vos falte a vontade determinada e o apreço pela família, sobretudo pelos seus elementos mais desfavorecidos.

P. Joaquim Teixeira

.


"Ao longo do ano 2004 (15 de Maio a 14 Outubro) realizamos 10 actividades que tiveram por objectivo dar a conhecer o trabalho que o GAF desenvolve pela inclusão de pessoas e famílias... "
.
Sessão Solene de Abertura das
Celebrações do 10º Aniversário
no Governo Civil
No dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, no Salão Nobre do Governo Civil de Viana do Castelo, com a presença das autoridades e forças vivas da cidade e de outras localidades onde o GAF tem um papel interventivo, realizou-se a Sessão Solene de Abertura das Celebrações do 10º Aniversário do GAF.
Destacaram-se as intervenções das personalidades constitutivas da Mesa, a apresentação do caminho percorrido e de 10 testemunhos de outras tantas personalidades ligadas ao GAF, e, finalmente, uma reflexão, que mereceu o maior aplauso dos presentes, feita pela Profª Doutora Isabel Maria Menezes, sobre a importância da pertença à comunidade.
.


Encontro Nacional
Aconteceu no dia 20 de Maio, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, o I Encontro Nacional de Casas Abrigo que proporcionou a partilha de experiências entre técnicos de um grupo significativo das Casas Abrigo existentes no país, conduzindo a conclusões que foram enviadas aos organismos estatais que tutelam a problemática.
Seminário
Um dos pontos altos das X Jornadas do GAF foi o Seminário "Violência na Família. Que Medidas, Práticas e Intervenções?", realizado no dia 21 de Maio no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, dedicado ao tema da violência doméstica.
Contou com a presença de vários especialistas de reconhecido mérito científico na matéria, e teve uma forte adesão da parte de técnicos de diversas instituições e áreas, provenientes de todo o país.
Celebração Eucarística
Integrada nas X Jornadas aconteceu, na Igreja do Convento do Carmo de Viana do Castelo e no dia 23 de Maio, a celebração Eucarística de Acção de Graças pelos 10 Anos do GAF. Foi presidida pelo P. Alpoim Portugal, Provincial dos Carmelitas Desçalços, e concelebrada pelo Mons. Sebastião Ferreira, Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo, e pelo P. José Vieira, Director do GAF.
Ir ao Sector da X Jornadas
.
Viagem pelo GAF
Actividade do Grupo de Voluntários
Durante a tarde do dia 5 de Junho, na Praça da República, em Viana do Castelo, aconteceu a "Viagem pelo GAF", organizada pelos voluntários da instituição, com o apoio de um grupo de voluntários da Escola Superior de Educação. Com o recurso a vários jogos e actividades deram a conhecer o trabalho desenvolvido pelo GAF.
Ir ao Sector da "Viagem pelo GAF",
.
Eco Fashion
Actividade da Ludoteca "Casinha"
Na noite do dia 5 de Junho, na Praça da República, realizou-se o "EcoFashion", actividade organizada pelas valências "Casinha" e "Centro de Dia" e consistiu na Passagem de Modelos "Ecológicos" pelas crianças do Casinha e de algumas escolas do Concelho (EB 2,3 Castelo do Neiva, EB 2,3 Fragoso, EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, EB 2,3 Pintor José de Brito e EB 2,3 Viana do Castelo) que os idealizaram e confeccionaram.
A apresentação do espectáculo, que pretendeu sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade em geral para as questões da ecologia, concretamente para as vantagens da reciclagem, foi feita pela modelo Diana Parente da Agência Central Models.
Ir ao "EcoFashion"
.
Exposição Documental
Actividade da Equipa de Rua
Decorreu, entre os dias 16 a 31 de Julho de 2004, uma Exposição de Fotografia Documental da Equipa de Rua no Café Teatro.
A ideia surgiu da vontade dos técnicos partilharem com a comunidade o trabalho realizado ao longo de dois anos e meio, marcado por frustrações e alegrias, por vezes exaustivo... outras vezes compensador... mas sempre, sempre com elevada dedicação e carinho!!
"Olhos que (não) vêem, Corpos que Sentem"
.
Semana do Imigrante de Leste
Actividade do Rotas de Intervenção
Decorreu de 13 a 20 de Junho a II Semana do Imigrante de Leste, actividade desenvolvida no âmbito do projecto Espaço i – Rotas de Intervenção e que integrou um ciclo de cinema, um torneio de futebol, várias exposições, nomeadamente de pintura, fotografia, marionetas, artesanato e gastronomia, um documentário/debate subordinado ao tema "EI" Convergências, seguido de uma Conferência proferida pelo Doutor Carlos Gomes da Universidade do Minho, um sarau musical, uma celebração ortodoxa e um convívio com os imigrantes.
Ir ao Sectos da II Semana do Imigrante de Leste
.
I Feira do Emprego e Formação
Actividade do Cfisp
Promovemos a I Feira do Emprego e Formação, nos dias 25 e 26 de Setembro último, no Pavilhão da Associação Industrial do Minho.
Esta iniciativa reuniu 15 entidades essencialmente voltadas para a formação e foi visitada por cerca de um milhar de pessoas que se deslocaram ao local em busca de ofertas de trabalho e/ou formação.
Durante a tarde do primeiro dia, 25 de Setembro, teve lugar uma sessão de trabalho subordinada ao tema "Criação do Próprio Emprego na Conjuntura Actual" e que contou com a participação de "Entidades Financiadoras e/ou de Apoio ao Empreendedorismo".
Ir ao Sector I Feira do Emprego do GAF
.
Jantar Comemorativo
Encerrando o programa de celebrações, o GAF organizou na Quinta do Ameal, no dia 14 de Outubro, um Jantar de Beneficência que contou com a presença das mais altas individualidades da vida pública vianense e de numerosos amigos que quiseram assim dar o seu apoio para a construção, que esperamos se inicie brevemente, da "Comunidade de Inserção" para pessoas sem abrigo.
Durante o Jantar, após termos sido brindados com um excelente momento musical interpretado por alunos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, o P. José Vieira fez a apresentação da referida "Comunidade de Inserção" e a Dra. Flora Silva deu-nos a conhecer a Serigrafia "São João Menino", oferecida pelo Escultor José Rodrigues, da qual foi feita uma edição de 200 exemplares.
.
Serigrafia para venda
.

Secretária de Estado
Teresa Caeiro visita o GAF

O GAF recebeu a visita da Secretária de Estado da Segurança Social, Dr.ª Teresa Caeiro, no dia 13 de Abril de 2004, com o intuito de conhecer o trabalho da instituição, a sua orgânica e os seus projectos. Após a recepção, o P. José Vieira fez a apresentação da instituição ao que se seguiu uma visita às instalações e valências do GAF.

.
Apresentação do
Gabinete de Projectos

Este novo serviço tem por objectivo prestar apoio técnico, no âmbito da intervenção comunitária, a entidades ou organismos que possam beneficiar dos seguintes serviços: Apoio Técnico à elaboração de candidaturas a programas de (co) financiamento (nacionais ou comunitários) para projectos de intervenção psicossocial/comunitário; Planeamento de intervenções comunitárias; Avaliação de necessidades; Desenho e implementação de metodólogas de avaliação; Criação de materiais; Formação de técnicos; Elaboração de planos de formação; Acompanhamento técnico dos projectos/supervisão.

.
Apresentação
do Cafap

Em Julho de 2004 foi homologado o CAFAP que procurará, em complementaridade com as outras valências do GAF, nomeadamente com a Ludoteca Casinha, o acompanhamento das famílias com crianças em situação de risco, tendo como estratégia uma intervenção que não se limita a situações de crise, mas que procurará intervir no contexto institucional de vida das famílias, tendendo à criação de condições para um adequado desenvolvimento pessoal e social dos seus elementos

.
Apresentação
do Khórus

Em Agosto passado arrancou o "Khórus", que é um projecto de intervenção, formação, sensibilização e prevenção no âmbito da violência doméstica, visando a promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Enquadra-se no âmbito de uma medida do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), desenvolvida pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM).

.

Campanha de alimentos
Natal 2004

Nos dias 27 e 28 de Novembro ( Intermarché de Vila Praia de Âncora) e nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro o GAF levou a efeito uma recolha de alimentos em vários estabelecimentos comerciais de Viana do Castelo: Continente, Pingo Doce, Bom Preço da Meadela e de Santa Marta e E. Leclerc em Darque.
Os alimentos recolhidos, geridos por um grupo de voluntários, foram distribuídos em Cabaz de Natal, que entregamos a cerca de 250 famílias, e que nos possibilitarão dar apoio a cerca de 70 famílias/mês, ao longo de todo o próximo ano, para além de nos permitirem manter em funcionamento as valências Casa Abrigo, Casinha e Refeitório Social.

Ficam os números finais desta campanha

.
Comunidade de Insersão

Durante este último ano foi aprovada a candidatura ao programa POEFDS, medida 5.6, para a aquisição e remodelação de um edifício na Rua da Bandeira. Nele será instalada uma Comunidade de Inserção, transferido, assim, os serviços prestados pelo Centro de Acolhimento aos sem Apoio (CASA).

Nos últimos meses decorreram os procedimentos com vista à entrega e arranque da obra, esperando que a mesma dê início em breve.

Plantas dos três pisos
.
Programa 10º Aniversário,
Patrocinadores oficiais das comemoração
.
Boletim Informativo do Gabinete de Atendimento à Família
Director:
José Vieira
Coordenador:
Manoel Batista
Colaboradores:
José Vieira
Carlos Gonçalves
Joaquim Teixeira
Design:
Janeiro de 2005 Volume 9 nº1
.
(*) O AMIGO/sócio ajuda a desenvolver os objectivos sociais e humanitários do GAF através da sua quota de 15 Euros anuais e/ou como voluntário

Faça-se AMIGO/sócio e receba:

- um cartão identificativo;
- o nosso Boletim Informativo;
- 10% de desconto em todos
os nossos serviços:
A Magia da ManufacturaLavagens de Automóveis

Fechar
Imprimir

GAF,