O que é?

Generation Games - Jogos para Tod@s - é um evento desportivo que assenta num princípio simples: pessoas a praticar desporto juntas, inspirando-se mutuamente.

A iniciativa, criada na Holanda em 2012, tem vindo a espalhar-se pelo mundo, e já foi realizada em diversos países. A primeira edição portuguesa ocorreu em Viana do Castelo, em 2017, num esforço conjunto do Gabinete de Atendimento à Família e do Município, em parceria com várias instituições locais.

Tem como objetivo promover a atividade física, o desporto, a cooperação, a educação e a saúde, considerando sempre uma perspetiva de coesão e inclusão social.

As edições vianenses têm a particularidade de pretender ir além da questão “geracional” que caracteriza a ideia original de “Generation” Games - , dando igualmente enfoque a toda e qualquer diversidade que caracterize os seres humanos: género, funcionalidade diversa, idade, cultura, etnia, enquadramento social, etc. . Daí a tradução livre para “Jogos para Tod@s!”

O conceito e a imagem gráfica são cedidos gratuitamente às cidades hospedeiras, como uma espécie de testemunho, para que estas possam promover a sua edição, organizando-a em rede e em cooperação com parceiros locais. A simbolizar essa partilha e união entre as cidades que organizam eventos Generation Games está o bastão de madeira que viaja para as cidades hospedeiras, no qual é gravado o nome e o ano da edição.

O evento é constituído por uma série de atividades desportivas, nas quais várias equipas (constituídas por pessoas de todos os géneros, mais velhas, mais novas, funcionalmente diversas...) participam, competindo entre si, mas, ao mesmo tempo, num espírito cooperativo e inspirador, partilhando e aprendendo umas com as outras.

Simultaneamente, ocorre, no mesmo recinto, um programa de animação, constituído por atividades de caráter recreativo, demonstrativo e/ou experimental, dirigidas a quem assiste ao evento, de forma a promover, junto da população, a prática de atividade física e estilos de vida saudáveis.

Evento no Facebook

Programa

Circuito Desportivo

08:00

Secretariado

Registo e Levantamento do Kit de Participante

08:45

Sessão de Abertura

Acolhimento e boas-vindas no Anfiteatro da Marina

09:00

Aquecimento Geral

Dirigido às equipas e visitantes, no Anfiteatro da Marina

09:30

Circuito de Atividades Desportivas

Voleibol adaptado, Malha, Jogo da Corda, Braço de Ferro, Boccia, Remo em equipamento indoor, Percurso de bicicleta adaptada, Mini-golfe, Atletismo, Corfebol, Quiz desportivo, Relay Baton Project. No kit de cada equipa constará a ordem de participação em cada modalidade do circuito.

12:30

Pausa para Almoço

Levantamento de refeições no secretariado.

13:30

Circuito de Atividades Desportivas

Voleibol adaptado, Malha, Jogo da Corda, Braço de Ferro, Boccia, Remo em equipamento indoor, Percurso de bicicleta adaptada, Mini-golfe, Atletismo, Corfebol, Quiz desportivo, Relay Baton Project. No kit de cada equipa constará a ordem de participação em cada modalidade do circuito.

16:30

Encerramento

Entrega de prémios e certificados, no Anfiteatro da Marina

Animação

Danças

Modalidades de academia / ginásio

(Pilates, Zumba, outras)

Demonstrações

Experimentação de atividades desportivas:

Goal Ball, desportos náuticos

Escalada / Slide / Air Bungee

Insufláveis e/ou outros equipamentos para crianças

Inscrições

A iniciativa Generation Games – Jogos Para Tod@s! pretende ser plenamente inclusiva e representativa da diversidade humana.

Por isso, todas as pessoas são bem-vindas! Seja qual for a idade, o género, a condição física, nacionalidade, cultura ou religião!

Com o intuito de estimular a diversidade na participação, a composição das equipas deve obedecer, cumulativamente, a alguns critérios:

a) Ser constituída por 5 elementos

b) Incluir elementos de diferentes gerações:

• pelo menos, uma pessoa com idade entre os 8 e os 15 anos

• pelo menos, uma pessoa com idade entre os 16 e os 60 anos

• pelo menos, uma pessoa com mais de 60 anos

c) Incluir elementos de diferentes géneros (equipas mistas), em proporção mais ou menos equilibrada

d) Incluir, pelo menos, uma pessoa funcionalmente diversa / com deficiência e/ou incapacidade

Não sendo requisito na constituição da equipa, a diversidade cultural, religiosa, de nacionalidade ou outras são muito bem-vindas!

Compõe a tua equipa e inscreve-te gratuitamente aqui!

Materiais