Inicio>Projetos

Assumindo a missão de dar resposta às problemáticas geradoras de exclusão social, contribuindo activamente para a construção de uma realidade social mais justa, igualitária, responsável e solidária, o GAF foi estruturando a sua intervenção por forma a proporcionar alternativas para os constantes desafios que foram surgindo. Estes serviços têm sido co-financiadas através da celebração de acordos de cooperação atípicos e protocolos com o Centro Distrital de Segurança Social, mas foram sendo complementadas com diferentes projetos ao abrigo quer de programas e linhas de financiamento nacionais, quer de fundos comunitários.

Doequ@l

Duração: Dezembro 2016 a Fevereiro 2019

O projeto Doequ@l surge no âmbito Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), sob a coordenação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O projeto propõe-se desenvolver ações nas áreas de atuação propostas no âmbito dos seguintes Planos Nacionais: V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não discriminação (PNI); V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (PNPCVDG) e III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos (PNPCTSH).

[Continuar a ler]

CLDS 3G - Viana Consigo

Duração: Janeiro 2016 a Dezembro 2018

O programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social de terceira Geração (CLDS-3G) tem como finalidade promover a inclusão social dos(as) cidadãos(ãs), por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social. Reforçando e estimulando a proatividade dos agentes de intervenção social, o CLDS-3G dá continuidade à estratégia de atuação dos programas CLDS anteriores, a qual se sustenta na dinamização de parcerias, com o fim de encontrar soluções para as diferentes problemáticas dos(as) cidadãos(as) e de promover o crescimento sustentável e inclusivo dos territórios.

[Continuar a ler]

Equipa de Rua Adições

Duração: Outubro 2013 até ao presente

Financiado pelo SICAD, o projeto adota uma intervenção de proximidade ao individuo tem como base a filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos, associado à utilização de substâncias psico-ativas (SPA)lícitas e ilícitas e aos comportamentos sexuais de risco. Utiliza uma metodologia de investigação ação, assente numa base de análise teórica contínua das suas práticas/serviços e da relação respostas/individuo.

[Continuar a ler]

Duração: Outubro 2013 até ao presente

O CAPS VIH/SIDA desenvolveu o Projeto Algodão Doce que visa a educação para os afetos e a sexualidade no pré-escolar envolvendo os agentes educativos principais – pais e educadores – e as crianças com 4 e 5 anos de idade que frequentam o jardim-de-infância.

[Continuar a ler]

CLDS+ Empreender+

Duração: Junho 2013 a Junho 2015

O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (Programa CLDS) tem como finalidade originária promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

[Continuar a ler]

Projeto XYX

Duração: Janeiro 2013 a Junho 2014

O Projeto XYX – Projeto de empoderamento individual e comunitário, financiado pela medida 7.3 do POPH do QREN e coordenado pela CIG. Tem como propósito a prevenção da violência de género, através da disseminação de novos discursos e “ecos” de género.

[Continuar a ler]

Proequ@l

Duração: 2010 a 2013

O Proequ@l, é um projeto coordenado pela CIG e financiado pelo POPH, que tem como linhas orientadoras de ação a prevenção da Violência de Género e promoção da Igualdade de Género.

[Continuar a ler]

Linhas e Rabiscos

Duração: 2009 a 2012

O Projeto "Linhas e Rabiscos" encontra-se integrado no âmbito do Programa de Respostas Integradas (PRI) do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e pretende promover a Saúde e a Cidadania, recorrendo à metodologia da Redução de Riscos e Minimização de Danos na utilização de substâncias psicoativas e nos comportamentos sexuais de risco. É dirigido a uma população essencialmente jovem e à comunidade em geral do território geográfico que atravessa os Concelhos de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

Consultar folheto

PRexistências

Duração: 2009 a 2012

O PRexistências é um programa de prevenção das toxicodependências em meio escolar financiado pelo Programa de Respostas Integradas (PRI) do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). Tendo como principais objetivos: Aumentar as competências dos agentes sociais no âmbito da prevenção das toxicodependências; E reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção associados ao consumo de substâncias psicoativas, nos adolesentes.

Consultar folheto

Equipa Rua Estrada com Horizontes

Duração: 2002 a 2012

Financiado pelo IDT, desenvolve trabalho sobretudo no espaço público junto de indivíduos consumidores de substâncias psicoativas (ocasionais ou problemáticos) e suas famílias e trabalhadores sexuais de rua. Numa ótica de prevenção de riscos e minimização de danos a sua intervenção baseia-se em serviços de consulta psicológica, apoio social e jurídico, administração de metadona e de outras terapêuticas, contacto de monitorização, distribuição de material de consumo assético e material informativo.

[Continuar a ler]

"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum."