Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Encontro com Pais | Violência no Namoro

Encontro com Pais | Violência no Namoro

17-05-2016 11:47

2016-05-13-encontro_com_pais-clds-gaf

Na sequência da parceria estabelecida entre o CLDS 3G Viana Consigo e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, realizou-se no passado dia 13 de maio a ação “Encontro com Pais”. Partindo da premissa de incentivar a participação dos/as encarregados/as de educação nas atividades escolares dos/as alunos/as, foi promovida uma ação sobre a temática Violência no Namoro. Apesar de ser uma sessão dirigida aos/às encarregados/as de educação, também estiveram presentes vários/as jovens, estudantes de nível secundário da presente escola.
A dinamização da sessão, intitulada “Quando o n(amor)o é (im)perfeito”, esteve a cargo da Dra. Marta Vieito, psicóloga no Núcleo de Atendimento a vítimas de violência doméstica do Gabinete de Atendimento à Família. Assumindo um carácter interativo, a ação alertou para o facto da violência na relação de namoro ser ainda uma realidade mascarada na sociedade portuguesa, mas com índices preocupantes de elevada incidência. Um em cada quatro jovens assume-se como vítima de violência no namoro. Partindo destes factos, a Dra. Marta destacou os tipos de violência no namoro, consequências da violência no namoro, aprendizagem de papéis sociais e os comportamentos preventivos desta forma de violência. A sessão pretendeu também alertar os/as encarregados/as de educação para o seu envolvimento ativo na sensibilização e prevenção desta problemática junto dos/as filhos/as.
No final da sessão, procedeu-se à divulgação de contactos de serviços locais que intervêm nesta área e proporcionou-se um espaço para debate e reflexão .

 

Voltar à página de Notícias