Inicio>Ajudar

As várias respostas que o GAF presta, quer de âmbito local quer de âmbito distrital, são na sua maioria respostas atípicas e desenhadas para os públicos mais excluídos. A sustentação financeira das mesmas, todas elas gratuitas e com um quadro técnico interdisciplinar complexo (com mais de 50 colaboradores), é financeiramente muito exigente. Neste cenário, todos os donativos, apoios e parcerias tornam-se essenciais, contribuindo cada um para a melhoria dos serviços prestados.

IBAN: PT50 0007 0000 0062 9490 7162 3

NIF: 503 748 935

Consignação de 0,5% do IRS

Sabia que na Declaração de IRS, pode "doar" parte do imposto que suporta? Esta ação designada consignação de imposto, não implica qualquer custo acrescentado para o contribuinte. Assim, de uma forma simples e rápida, sem qualquer encargo para si, pode (está a) fazer com que o Estado destine 0,5% do seu IRS liquidado ao GAF.

Ao consignar essa pequena parte do seu imposto a favor do GAF, (deste modo) contribui para programas de educação para a saúde, projetos de desenvolvimento e de intervenção com famílias, jovens e crianças em risco, mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, tornando-se cidadão ativo na luta contra a pobreza e exclusão social.

Quando entregar a sua declaração de IRS, faça a sua consignação do imposto liquidado a favor do Gabinete de Atendimento à Família, precisando para isso apenas de inserir o nosso Número de Identificação Fiscal (NIF) – 503 748 935 no campo 1101 do Quadro 11 do Rosto da Declaração de Rendimentos Modelo 3 do IRS.

Não se paga mais por isso e está ainda ajudar quem mais precisa. Perde-se só um minuto por ano para ajudar os outros, 50 segundos a escolher a nossa Instituição e 10 segundos para escrever o Numero de Contribuinte 503 748 935. Esta informação é válida para todos os contribuintes, mesmo para quem recebe o reembolso de IRS, sem qualquer custo acrescido para si.

Folheto IRS(PDF | 675,11 KB)

Donativos em Espécie

Todos os nossos serviços trabalham para que cada uma das pessoas aqui atendidas tenha um projeto de vida autónomo. Porém, os escassos recursos económicos limitam o processo de autonomização. Torna-se necessária a colaboração de toda a comunidade para a obtenção de bens essenciais para o momento em que avançam para uma nova habitação. O que faz falta? ....

É precisamente tudo isso que necessitamos: mobiliário; eletrodomésticos; géneros alimentares; roupas e çalçado para adultos e crianças; artigos para o lar; brinquedos; artigos para bébé; material escolar

Donativos Pecuniários

Pode enviar o donativo em numerário, cheque, vale postal ou transferência bancária através do IBAN: PT50 0007 0000 0062 9490 7162 3. Após a transferência é necessário enviar por correio eletrónico, fax ou correio o comprovativo, com a identificação, a fim emitir o recibo de donativo.

Os Donativos canalizados para o GAF podem ser esporadicos ou periodicos, sendo todos majorados (dedutíveis) em 140% no IRS e no IRC.

O que é?

A "Liga dos Amigos" é constituída por todas as pessoas que se proponham colaborar na prossecução das atividades do GSAF, quer através da contribuição pecuniária, quer de trabalho voluntário e que, como tal, sejam admitidas pela Direção.

Fonte: Estatutos - Artigo 40 (amigos)

Por que ser?

Nas sociedades pós-modernas tem-se verificado uma progressiva difusão de valores assentes na competição, individualismo e sucesso pessoal, gerando-se culturas orientadas para o consumo.

No periodo Pós-industrial, com a democratização da Web e a propagação de serviços de comunicação assentes no conceito "low-cost", assiste-se à compressão do tempo e do espaço, tornando possível a realização de múltiplas atividades em simultâneo, física e virtualmente, onde as distâncias deixam de fazer sentido.

Socialmente [sobre]valorizam-se casos mediáticos dos meios de comunicação, assiste-se a reality-shows e fazem-se correr mensagens eletrónicas de alerta... mas descuram-se realidades que, embora não se queiram ver, sabe-se existirem.

Neste contexto ONG´s, IPSS´s e Associações surgem como que uma contra corrente nesta corrida desenfreada. Com linhas de atuação delineadas a partir de estatutos adaptados às realidades sociais, mas com reconhecida abertura à inovação e inegável aposta na qualidade, cabe às instituições atuar com profissionalismo e intervenções eficazes e cientificamente sustentadas. Para tal é crucial que a sociedade civil [re]conheça esse trabalho e que integre ativamente esses projetos.

Para facilitar essa interligação surgiu no GAF o conceito de Amigo GAF, o qual visa gratificar todos aqueles que, direta ou indiretamente, procuram colaborar, dedicando-lhes a possibilidade de participarem ativamente em eventos e atividades e beneficiarem de regalias no acesso a serviços e produtos.

Condições Gerais

Tipos de Amigos

Amigo Individual - Pessoa que proceda à inscrição a título individual.
Quota (mínimo anual): 20 euros

Amigo Voluntário - Pessoa que presta serviço de voluntariado à Instituição.
Sem quota.

Amigo Honorífico - Pessoa portadora de título honroso.
Sem quota.

Amigo Institucional - Entidade que proceda à inscrição a título colectivo.
Quota (mínimo anual): 250 euros

Amigo Mecenas - Entidade com parceria mecenática (mecenato social).
Quota (mínimo anual): 1000 euros

Suspensão e cancelamento da inscrição

Para todos os efeitos fica a inscrição de amigo suspensa quando não se verifique a liquidação do valor (mínimo anual) da quota até ao último dia útil do mês de abril de cada ano. No período de suspensão da inscrição fica o amigo inibido de usufruir de qualquer dos seus direitos.

A regularização da liquidação do valor das quotas poderá ser feita a qualquer momento, procedendo-se à restituição da totalidade do valor em atraso (mínimos anuais correspondentes aos anos civis em questão).

A inscrição é definitivamente cancelada após três anos consecutivos sem liquidação do valor das quotas, ficando uma nova inscrição sujeita à restituição da totalidade do valor correspondente aos três anos em questão.

Modalidade de liquidação das quotas

A liquidação do valor correspondente à quota anual poderá ser efetuada através de numerário, cheque, vale postal ou transferência bancária através do NIB: 0007 0000 0062 9490716 23 do BES (após a tranferência é necessário enviar por correio eletrónico, fax ou correio o comprovativo, com a identificação do Amigo, a fim de validar o pagamento).

Direitos do amigoGAF

Aos Amigos GAF é atribuído o Cartão de Amigo (até um máximo de 3 exemplares quando se tratar de Amigo Institucional ou Mecenas), o qual confere os benefícios seguintes:

• 10% de desconto na lavagem manual de automóveis (WashGAF);

• 10% de desconto na aquisição de produtos;

• 50% de desconto na participação de eventos;

• Recibo dedutível em IRS no valor da contribuição anual;

• Informação sobre iniciativas da Instituição (Boletim GAF).

Deveres do amigoGAF

O amigoGAF tem o dever de proceder à liquidação do valor (mínimo anual) da quota até ao último dia útil do mês de abril de cada ano.

Para se tornar um Amigo GAF preencha a ficha de inscrição e envie para: Rua da Bandeira, 342 4900-561 Viana do Castelo Correio electrónico: geral@gaf.pt Fax: (+351) 258 811 313

A atribuição do cartão de amigo é efectuada após liquidação do valor (mínimo anual) da quota.

Poderá efectuar o pagamento através de numerário, cheque, vale postal ou transferência bancária através do NIB: 0007 0000 0062 9490716 23 (após a transferência é necessário enviar por correio electrónico, fax ou correio o comprovativo, com a identificação do Amigo, a fim de validar o pagamento).

Desdobrável amigoGAF(PDF | 933,87 KB)

Voluntariado

Porque ser voluntário no GAF?

Conhece o trabalho desenvolvido pelo GAF e gostaria de contribuir para a nossa missão? Sempre quis exercer voluntariado numa causa social? Quer conhecer pessoas e a comunidade local? Tem tempo e quer investi-lo ao serviço dos demais? Gostaria de aplicar experiências e conhecimentos em benefício de outros? Gostaria de adquirir novas competências e fazer algo diferente?

Por estas e por outras razões, acreditamos na sensibilidade muito especial de cada ato voluntario. Ao oferecer o seu tempo de forma livre, desinteressada e responsável, de acordo com as suas próprias aptidões, é sinónimo de uma participação ativa na comunidade em que está inserido/a.

Deixamos aqui o convite para que invista o seu tempo, energia, vontade e as suas habilidades em beneficio da comunidade. Ofereça os seus serviços e adquira experiências singulares.

Porque para o GAF o seu tempo é valioso.

Como tornar-se voluntário no GAF?

Para que possa exercer a sua ação de voluntariado no GAF deverá fazer a sua inscrição no Banco Local de Voluntariado do Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com quem temos um protocolo.

Nesse Gabinete, depois de feita a sua inscrição, aguardará a oportunidade de formação específica para voluntariado, que poderá ser em horário laboral ou pós laboral.

Nessa formação será informado/a acerca de todas as instituições onde poderá exercer voluntariado, inclusive o GAF. Depois de realizada a formação poderá contactar o serviço de voluntariado do GAF e, a partir daí, oferecer o seu tempo.

O GAF surgiu e cresceu graças ao empenho de voluntários e apresenta à comunidade do Distrito de Viana do Castelo diversos serviços de intervenção comunitária. Por este motivo, disponibiliza uma variedade de oportunidades de voluntariado: desde a área científica a serviços de apoio a famílias; desde apoio directo a formas de apoio indirectas, menos visíveis, embora de igual importância. O voluntariado no GAF, tanto pode ser para apoiar as equipas na intervenção com as famílias, como no desenho e intervenção em estratégias de prevenção ou de desenvolvimento local e coesão na comunidade, ou para o aumento de conhecimentos científicos na intervenção social.

Campanhas

Aos Amigos do GAF que têm acreditado e apostado na nossa missão, deixamos aqui um agradecimento especial e um desafio…

“Façam dos seus os nossos Amigos”

Está a decorrer a campanha “3 Amigos = Cheque Prenda Mimus”. Esta campanha permite-lhe ganhar um vale para uma lavagem e limpeza do seu automóvel. Basta, para esse efeito, angariar 3 novos Amigos. A atribuição é automática, sem sorteio.

Para fazer a inscrição dos novos Amigos descarregue a ficha de inscrição. Não se esqueça de referenciar o seu nome em cada inscrição. A inscrição só ficará validada após pagamento comprovado da quota.

Estamos disponíveis para mais informações através do e-mail amigos@gaf.pt. Não hesite em contactar-nos.

Oficinas

Ateliers ocupacionais que visam o desenvolvimento de competências transversais facilitadoras da integração socio-profissional.

Mais informações

WashGAF

Financiada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, presta serviços à comunidade de lavagem manual de automóveis e visa a promoção da integração sócio-profissional de desempregados em desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

Mais informações